Ministério da Saúde estuda usar blockchain para proteger dados
Governo quer usar tecnologia para dificultar ataques cibernéticos
1 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h58O Ministério da Saúde estuda usar a tecnologia blockchain para proteger seus sistemas eletrônicos de ataques cibernéticos. A informação consta da Portaria de Consolidação GM/MS n.º 1, publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (31).
O documento institui o Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI), que será responsável por assessorar a alta administração na implementação das ações de segurança da informação. Entre os objetivos do comitê está a proposição de novas tecnologias de proteção contra ataques maliciosos.
A adoção da tecnologia blockchain pelo Ministério da Saúde deve dificultar os ataques cibernéticos, pois dificultaria a alteração ou destruição de dados. Além disso, a blockchain permite rastrear a origem dos dados, o que pode ajudar a identificar os responsáveis por um ataque.
O CGSI também será responsável por: constituir grupos de trabalho para tratar de temas e propor soluções específicas sobre segurança da informação; determinar normas internas de segurança e garantir a plicação das estratégias pelos agentes do Ministério da Saúde.