Criptomoedas

EUA sancionam russa por lavagem de dinheiro com moeda virtual

Cidadã russa foi acusada de ajudar oligarcas a ocultar riqueza e transferir dinheiro para o exterior

3 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h24
Foto: Reprodução (Quick PS / Unsplash)

O Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionou uma cidadã russa, Ekaterina Zhdanova, por sua atuação na lavagem e movimentação de dinheiro para as elites russas por meio de criptativos. 

 

 

As sanções, anunciadas nesta sexta-feira (3), são parte de uma repressão mais ampla às tentativas da Rússia de usar criptomoedas para contornar as sanções internacionais impostas em resposta à invasão da Ucrânia.

 

 

Zhdanova é acusada de ajudar um cliente russo a ocultar sua riqueza e transferir mais de US$ 2,3 milhões para a Europa Ocidental. Ela também é acusada de administrar transferências de moeda virtual para oligarcas russos que se mudaram para outros países.

 

 

Para o Tesouro, “este tipo de atividade financeira ilícita pode ser usada para escapar às sanções multilaterais dos EUA e internacionais que impõem custos à Rússia pela sua guerra não provocada e negam o acesso de indivíduos e entidades russas sancionadas ao sistema financeiro internacional”. 

 

 

Em um comunicado, o subsecretário do Tesouro para terrorismo e inteligência financeira, Brian E. Nelson, disse o órgão continuará focado em “salvaguardar o sistema financeiro dos EUA e internacional contra aqueles que procuram explorar esta tecnologia, entre outros riscos financeiros ilícitos no ecossistema de ativos virtuais”