Stablecoins

Moody's Analytics: stablecoins de grande capitalização experimentam excesso de Depegs em 2023

Casos ultrapassam 600 ocorrências no ano, frequência menor em comparação a 2022

6 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h47
Foto: Reprodução (Kanchanara / Unsplash)

De acordo com um recente relatório da Moody's Analytics, as stablecoins de grande capitalização enfrentam um aumento notável em depegs ou flutuações superiores a três por cento em relação à sua indexação fiduciária. Em 2023, isso já ocorreu 609 vezes, em comparação com os 707 depegs que ocorreram em 2022.

 

Para esclarecer, uma moeda estável de grande capitalização é definida como aquela com uma capitalização de mercado que ultrapassa US$ 10 bilhões.

 

Este ano ficou marcado por diversos episódios de depegs envolvendo stablecoins notáveis. Por exemplo, o stablecoin USDC da Circle despencou para US$ 0,88 em 11 de março, após o colapso do Silicon Valley Bank, e o stablecoin Real USD sofreu uma queda de cerca de 50% em 11 de outubro.

 

Para auxiliar na identificação e monitoramento de riscos associados a depegs de stablecoins, a Moody's Analytics apresentou seu novo Digital Asset Monitor. Essa ferramenta fornecerá previsões sobre a probabilidade de uma stablecoin flutuar enquanto acompanha sua moeda fiduciária. A versão inicial do monitor irá rastrear 25 stablecoins apoiadas por fianicamento coletivo, incluindo PayPal Coin (PYUSD), Tether (USDT) e USDC (USDC) .