Inteligência Artificial

Meta proíbe uso de IA generativa em publicidade política e áreas regulamentadas

Empresa controladora do Facebook busca evitar disseminação de informações falsas

7 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h53
Foto: Reprodução (Dima Solomin/ Unsplash)

A Meta Platforms Inc., conglomerado que controla o Facebook, anunciou uma atualização significativa em suas políticas, com o intuito de evitar o uso de suas ferramentas de Inteligência Artificial generativa em publicidade política e em áreas regulamentadas, como política, emprego e serviços de crédito. A notícia foi relatada pela Reuters nesta terça-feira (7).

 

Essa mudança nas políticas reflete a crescente preocupação em relação ao potencial da IA generativa para disseminar informações falsas, especialmente em um momento em que as campanhas políticas que se intensificam em todo o mundo.

 

Como parte de seu esforço para estabelecer uma estrutura segura para a utilização da Inteligência Artificial, a Meta proibiu explicitamente a utilização dessas ferramentas para a criação de conteúdos relacionados a assuntos sensíveis, incluindo eleições e produtos de saúde.

 

A IA generativa se refere a um conjunto de ferramentas e aplicativos com a capacidade de estimular a inteligência artificial a criar imagens, texto, música e vídeos. Essa tecnologia, embora tenha inúmeras aplicações positivas, tem levantado preocupações em relação à disseminação de conteúdos enganosos e fraudulentos, particularmente quando utilizada em contextos sensíveis, como a política.