Queda no criação de novos tokens: 3T23 registra mínimo em 2 anos
CertiK apresenta dados que comprova queda
8 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 09h16A quantidade de criação de novas criptomoedas sofreu uma significativa queda no 3T23, atingindo o menor patamar desde o início de 2021, de acordo com uma análise da CertiK, um renomado auditor de contratos inteligentes de blockchain.
A empresa utilizou dados coletados, considerando a lista de tokens adicionados a cada trimestre no popular site de rastreamento CoinMarketCap. O estudo excluiu os chamados "meme coins", que carecem de um propósito real além de entretenimento e especulação desenfreada.
Os números revelam uma redução considerável na atividade de criação de tokens no mercado de criptomoedas. No terceiro trimestre, 293 novas moedas foram lançadas, em comparação com os 366 registrados no segundo trimestre e os 449 emitidos no mesmo período de 2022. Essa queda acentuada é ainda mais notável quando lembramos do auge do mercado de criptos no 4T21, quando surgiram 1.261 novos ativos.
Essa tendência de declínio na criação de tokens é coerente com relatórios independentes que sinalizam um fenômeno denominado "inverno das criptomoedas." No mês passado, a empresa de ativos digitais Galaxy divulgou um relatório que destacou a redução do financiamento de capital de risco para projetos de criptografia e blockchain durante o último trimestre, alcançando o nível mais baixo desde o final de 2020.