Autoridades de Taipei prende responsáveis da JPEX por suspeita de fraude e violações bancárias
Principais membros da exchange de criptomoedas JPEX são detidos pelo Ministério Público Distrital de Taipei por alegadas violações das leis bancárias e de combate à lavagem de dinheiro
9 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 11h37O Ministério Público Distrital de Taipei, cidade de Taiwan, tomou medidas decisivas nesta quinta-feira (9) ao deter duas pessoas associadas às operações da JPEX, exchange de criptomoedas sob suspeita de envolvimento em fraudes.
Chang Tung-Ying, principal sócio do problemático escritório da JPEX em Taiwan, e Shi Yu, palestrante afiliado à plataforma, foram levados sob custódia por supostas violações das leis bancárias pertinentes e de combate à lavagem de dinheiro, de acordo com informações da Agência Central de Notícias semi-oficial de Taiwan.
Ampla investigação abrange nove locais e quatro suspeitos
Os promotores instruíram o departamento de investigação da justiça local a conduzir investigações em nove locais relacionados à JPEX, resultando na convocação de quatro suspeitos, incluindo Chang Tung-Ying e Shi Yu. Um suspeito de sobrenome Liu foi liberado sob fiança de NT$ 50 mil (mais de US$ 1,5 mil), enquanto outro de sobrenome Niu foi liberado após interrogatório.
JPEX: promoção de produtos e solicitação de investimentos
A JPEX começou a promover produtos relacionados a criptomoedas e a solicitar investimentos em junho deste ano, de acordo com relatórios. O tamanho e o alcance das operações da JPEX em Taiwan ainda permanecem obscuros, mas a mídia local relata que mais de 10 vítimas entraram com ações judiciais relacionadas ao caso.
Desacordo com regras de combate à lavagem de dinheiro
Apesar das regras introduzidas pela Comissão de Supervisão Financeira em julho de 2021, que exigem que os prestadores de serviços de ativos virtuais cumpram as leis de combate à lavagem de dinheiro em Taiwan, a JPEX não se registrou no FSC para estar conforme essas regulamentações.