Exchanges

Deputado federal defende relatório da CPI contra Binance

Aureo Ribeiro ressaltou que planeja apresentar três novos projetos de lei para criptomoedas

9 NOV 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 17h00
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Aureo Ribeiro (SOLIDARIEDADE), que presidiu a CPI das Pirâmides Financeiras, defendeu o relatório final da Comissão, que deu parecer contrário à aquisição da corretora de investimentos brasileira Sim;paul pela Binance, cujo pedido de aprovação está em análise no Banco Central (BC).

 

 

Em entrevista ao jornal Valor, o deputado negou que existe uma perseguição para exchanges no Brasil. Ribeiro falou que pretende apresentar três novos Projetos de Lei relacionados às criptomoedas e uma propositura focada em programas de milhas aéreas.

 

 

Ele destacou que, se a Binance conseguir satisfazer todos os documentos solicitados pelo Banco Central, a aquisição da Sim;paul poderá ser aprovada. No entanto, destacou que o processo não está progredindo de maneira favorável, aconselhando a rejeição.

 

 

A Binance rebateu as alegações do parlamentar, afirmando que a aquisição da Sim;paul seria um meio de tornar a Binance mais transparente no Brasil, segundo os reguladores locais. 

 

 

O deputado Aureo Ribeiro também abordou a questão dos impostos relacionados à Binance. O diretor-geral da exchange no país, Guilherme Nazar, afirmou durante a CPI das Criptomoedas que o recolhimento de impostos ocorre devido às transações realizadas no exterior. Em resposta, Ribeiro argumentou que a exchange oferece serviços de saques e depósitos em território nacional.