Bitcoin

Analista questiona compromisso de Milei com Bitcoin (BTC)

Presidente argentino pode não apoiar adoção da criptomoeda como moeda legal

11 DEZ 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h39
Foto: Reprodução (Ewan Kennedy / Unsplash)

O novo presidente da Argentina, Javier Milei, que foi empossado no último domingo (10), pode não ser tão pró-Bitcoin quanto sugere boa parte da comunidade cripto. Essa é a interpretação de Juan Aranovich, editor-chefe do portal Unchained e diretor de pesquisa da aceleradora de startups Ryze Labs.

 

 

Em artigo recente, Aranovich argumenta que, apesar de um discurso libertário de Milei baseado na referência da Escola Austríaca de Economia, de defensores do Bitcoin (BTC), ele demonstra um maior apego a moeda fiduciária estadunidense ao BTC com a idealização de dolarizar a economia do país. 

 

 

“No entanto, esta excitação encobre uma contradição ideológica significativa: a defesa de Milei pela dolarização, uma solução baseada em decreto, contrasta fortemente com o ethos cripto” disse Aranovich.  Ele ainda argumenta que ele não se assemelha com o presidente de Salvador, Nayib Bukele, pois “sua atitude em relação ao Bitcoin é mais silenciosa e sutil”. 

 

 

Outro ponto que levanta dúvidas sobre o compromisso de Milei com Bitcoin é o fato de ele ter evitado responder perguntas sobre a possível aquisição de Bitcoin pelo Banco Central argentino.