Inteligência Artificial

Papa Francisco alerta para riscos da inteligência artificial

Líder religioso pede desenvolvimento ético da tecnologia

15 DEZ 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h10
Reprodução: Ágatha Depiné na Unsplash

O Papa Francisco alertou nesta quinta-feira (15) para os riscos da inteligência artificial (IA) e defendeu o desenvolvimento ético da tecnologia para promover a paz e a justiça. 

 

 

Em seu sermão para o Dia Mundial da Paz, Francisco afirmou que a IA tem o potencial de transformar a sociedade para melhor, mas estão mudando a “face das comunicações, da administração pública, da educação, do consumo, das interações pessoais e de inúmeros outros aspectos da nossa vida cotidiana.”
 

 

 

Ele afirmou que a sociedade precisa estar consciente “das rápidas transformações que estão ocorrendo e de as gerir para salvaguardar os direitos humanos fundamentais e a respeitar as instituições e leis que promovem o desenvolvimento humano integral”.

 

 

O Papa ainda ressaltou que a tecnologia possui benefícios, mas é preciso uma regulamentação. “O objetivo da regulamentação, naturalmente, não deve ser apenas a prevenção de práticas prejudiciais, mas também o incentivo às melhores práticas, estimulando abordagens novas e criativas e encorajando iniciativas individuais ou de grupo.”

 

 

Na conferência de imprensa do anúncio do sermão, o Cardeal Michael Czerny, do Gabinete de Desenvolvimento do Vaticano, também comentou sobre o tema. “A inteligência artificial pode muito bem representar a aposta de maior risco do nosso futuro”, completou.