Bitcoin

15 anos do White Paper do Bitcoin (BTC): um documento que revolucionou o mercado financeiro

Documento com ideias da maior criptomoeda do mundo foi enviado em 2008

21 DEZ 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h31
Crédito: Pixabay

O ano de 2023 está chegando ao fim, e com ele, um marco importante para o mundo da tecnologia: o aniversário de 15 anos do White Paper do Bitcoin (BTC). Em 31 de outubro de 2008, um documento de 9 páginas foi publicado em uma lista de endereços de cyberpunks. Intitulado "Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System", o texto apresentava a ideia de uma moeda digital descentralizada, segura e confiável.

 

 

O documento foi escrito pelo criador pseudônimo do BTC, Satoshi Nakamoto. E mesmo que o nome verdadeiro de Nakamoto nunca foi revelado, o White Paper do Bitcoin resolveu diversas questões sobre a descentralização dos criptoativos. 

 

O que é o White-Paper do Bitcoin? 

O White Paper do Bitcoin foi traduzido para diversas línguas, inclusive o português, e descreve um sistema de dinheiro eletrônico que não é controlado por nenhum governo ou instituição financeira. O sistema é baseado na tecnologia blockchain, que é um livro-razão distribuído que registra todas as transações com criptomoedas. 

 

 

Nakamoto traz a problemática que o comércio na internet dependia de terceiros confiáveis para processar pagamentos eletrônico, porém, existiam algumas dificuldades nesse sistema. O documento mostra então “uma versão puramente peer-to-peer de dinheiro eletrônico permitiria que pagamentos on-line fossem enviados diretamente de uma parte para outra, sem passar por uma instituição financeira”.

 

 

De forma curiosa, em todo o texto, a palavra Bitcoin aparece somente duas vezes e uma delas é no título. Além disso, Nakamoto não usou nenhuma vez a palavra blockchain no texto. No lugar, temos o termo “timestamp server (servidor de carimbo de data/hora)”.

 

O legado de Satoshi Nakamoto


O texto explica a forma que as transações ocorreriam, como a rede seria executada e como os pagamentos seriam verificados de forma simplificada. Através desse estudo, a primeira criptomoeda do mundo nasceu.  Porém, o Bitcoin só saiu do papel no ano seguinte. No dia 3 de janeiro de 2009, o primeiro bloco de BTC foi inserido na blockchain.

 

 

Baseado oito trabalhos de outras pessoas, como o B-money de Wei Dei e Hashcash de Adam Back, Satoshi Nakamoto trouxe uma iniciativa que mudou completamente o mundo financeiro. Através da aplicação do seu estudo, com algumas adaptações, o White-Paper do Bitcoin permanece revolucionário após mais de 15 anos.