Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) é questionada por falta de alerta
Ministro australiano questiona regulador sobre por que não agiu contra esquema de pirâmide
5 JAN 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 11h31O tesoureiro assistente e ministro de serviços financeiros da Austrália, Stephen Jones, disse que questionaria a Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos (ASIC) por não ter alertado os consumidores sobre o esquema de criptomoedas HyperVerse.
Segundo reportagem do The Guardian, outros países, como Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá, Alemanha e Hungria, alertaram sobre o esquema em 2021. Jones disse que esse esquema parecia vender “produtos de investimento sem valor” e “tragicamente, um grupo de australianos foi apanhado neles”.
Ele também alegou que “este tipo de esquema funciona convencendo pessoas inocentes a investirem o seu dinheiro num produto que pode não existir, sendo a única fonte de rendimento o dinheiro de novos investidores”.
“Simplesmente não sei por que não foi emitido um aviso”, completou Jones dizendo que “parecia bastante claro que deveriam ter sido levantadas preocupações sobre… esta operação”. O The Guardian aponta que as perdas dos consumidores para o HyperVerse em 2022 totalizaram US$ 1,3 bilhão.
O esquema foi administrado por uma entidade chamada HyperTech e foi promovido pelo CEO Steven Reece Lewis, que parece ser uma pessoa inexistente. Os fundadores da HyperTech, Sam Lee e Ryan Xu, também fundaram a falida empresa Blockchain Global, que deve aos credores US$ 58 milhões.