Regulação reduz atividades ilícitas em criptomoedas, diz relatório
TRM Labs analisou 21 jurisdições e concluiu que países com regimes regulatórios mais completos apresentaram taxas mais baixas de crimes
8 JAN 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 11h26Uma análise da empresa de análise de blockchain TRM Labs mostrou que os provedores de serviços de criptomoedas em países com regimes regulatórios completos tiveram taxas mais baixas de atividades ilícitas do que aqueles em jurisdições menos regulamentadas em 2023.
O estudo, publicado em um relatório nesta segunda-feira (8), revisou a política global de criptoativos de 2023 em 21 jurisdições que representam 70% da exposição global à criptomoedas. A análise descobriu que até 80% das 21 jurisdições adotaram medidas para reforçar a supervisão das criptomoedas e além de que quase metade avançou especificamente nas medidas de proteção ao consumidor.
“Embora persistam diferenças nas filosofias e prioridades nacionais, observamos uma convergência em direção a certos padrões”, destaca o relatório. “Esta crescente maturidade regulatória e maior foco no cumprimento por parte do setor privado já impactaram as atividades financeiras ilícitas.”
A análise mostra que em 2024 os EUA avançarão em misturadores e atualização as avaliações nacionais de risco sobre lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Além disso, nesse ano, permanecerão questões no espaço DeFi – por exemplo, “onde reside a responsabilidade e a prestação de contas e como os reguladores podem exercer na prática supervisão e autoridade”.