Criptomoedas

De-Fi vão entrar em bancos líderes do Brasil, diz SoftBank

Executivo Alex Szapiro chamou de exagerada a ideia de que criptomoedas são uma ameaça

19 JAN 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 10h20
Reprodução: Divulgação

O executivo do SoftBank Latam Fund, Alex Szapiro, compartilhou suas perspectivas sobre as finanças descentralizadas (DeFi) e seu impacto potencial no setor financeiro brasileiro durante sua participação no podcast "Kafé com Kinea", promovido pela gestora Kinea Investimentos na última quarta-feira (17). 

 

 

Szapiro expressou otimismo ao afirmar que, daqui a cinco ou dez anos, os elementos da DeFi podem integrar-se aos bancos líderes do Brasil. “Se você me perguntar onde eu imagino a indústria de criptomoedas daqui a cinco ou dez anos, eu acho que componentes de DeFi vão entrar nos componentes de incumbentes [bancos líderes do Brasil]”.  

 

 

O executivo refutou a visão alarmista de que as criptomoedas representam uma ameaça aos bancos tradicionais, classificando essa ideia como "exagerada". Ele reconheceu o mérito da DeFi, mas ressaltou que as ferramentas do ecossistema descentralizado são mais eficazes para produtos específicos. 

 

 

“Toda tecnologia nova é interessante, mas funciona como um pêndulo, vai muito para um lado e vai muito para o outro lado, até achar o ponto de equilíbrio”, destacou. Apesar da queda do mercado das criptomoedas, ele disse que os criptoativos podem retomar a força. Além disso, Szapiro levantou a necessidade de uma política para proteção dos usuários.

 

 

“O mercado também viu grandes problemas, como a FTX, vimos com a Binance, problemas que a gente não pode esquecer. Na indústria financeira, é extremamente importante o compliance, o chamado know your customer (KYC). Você está investindo em dinheiro, você tem que saber se esse dinheiro não vem de coisas ilícitas, para onde vem, para onde vai, tem que ter um controle.”