Tokenização

BIS lança projetos de tokenização e privacidade de CBDCs

Centro de Inovação do Banco de Compensações Internacionais anunciou seis novos projetos

23 JAN 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 14h03
Reprodução BIS

O Centro de Inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS) anunciou nesta terça-feira (23) seis novos projetos como parte de seu programa de trabalho 2024. Entre eles, estão um projeto de tokenização baseado em blockchain e o desenvolvimento de um sistema de privacidade para moedas digitais do banco central (CBDC). 

 

 

O projeto de tokenização, chamado Promessa, é uma colaboração entre o BIS, o Banco Nacional Suíço e o Banco Mundial. O objetivo é desenvolver uma prova de conceito para uma plataforma projetada para facilitar notas promissórias tokenizadas digitais. 

 

 

“O projeto utilizará tecnologia de contabilidade distribuída para simplificar sua gestão e transparência”, destacou o anúncio do BIS. O chefe do Centro de Inovação do BIS, Cecilia Skingsley, disse que “a tokenização é uma área importante onde já lançamos um projeto e estamos planejando mais iniciativas”.  

 

 

O BIS Innovation Hub anunciou que seu Centro de Hong Kong continuará com o Projeto Aurum, um estudo sobre a privacidade dos pagamentos em CBDCs de varejo.  

 

 

O Centro de Inovação do BIS falou que “o objetivo é aproveitar a experiência da academia e dos reguladores de privacidade para promover a compreensão dos bancos centrais sobre a privacidade no design de sistemas CBDC”.  

 

 

O Projeto Aurum é uma parceria entre o BIS e a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) para desenvolver um sistema CBDC full-stack, que inclui um sistema interbancário de atacado e um sistema de carteira eletrônica de varejo.