Chatbots e IA podem substituir artigos de notícias tradicionais, diz ex-chefe do Google News
Jim Albrecht argumenta que usuários procurarão interação em conteúdos jornalísticos
8 FEV 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h07Imagine ter acesso instantâneo ao jornalista que escreveu um artigo de notícias para fazer perguntas e discutir o conteúdo. Essa é a visão de Jim Albrecht, ex-diretor sênior do Google News, que em um artigo de opinião para o The Washington Post, argumenta que os modelos de linguagem de grande escala (LLMs) como o ChatGPT podem revolucionar a indústria de notícias, assim como a internet fez no início dos anos 2000.
Do mesmo modo que a internet fez, com a mudança da mídia física para os meios virtuais, os modelos de linguagem podem influenciar na produção e distribuição de conteúdo jornalístico. Com as Inteligências Artificiais (IAs), os usuários poderão interagir com os chatbots. Albrecht argumenta que isso pode transformar artigos estáticos para experiências de jornalismo interativas.
"Os usuários interagirão cada vez menos com os próprios artigos e, em vez disso, falarão sobre os artigos com o que a indústria de tecnologia costumava chamar de 'agentes inteligentes'.", destaca o artigo.
Ainda é cedo para dizer qual será o impacto da IA no jornalismo. No entanto, o fim do jornalismo tradicional já foi anunciado outras vezes. O Google, por exemplo, disse em 2015 que isso aconteceria após a mudança do foco do Facebook para vídeos.