Cibercrimes

Atualizações: caso da Terraform Labs passou por reviravoltas na semana

Han Chang-joon extraditado para Coreia do Sul e Do Kwon aguarda decisão

10 FEV 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 14h00
Reprodução: Terraforms

Durante essa semana, o caso da Terraform Labs teve algumas reviravoltas. O ex-CFO da Terraform Labs, Han Chang-joon, foi extraditado de Montenegro para a Coreia do Sul na segunda-feira (5), a pedido do governo sul-coreano. A ação aconteceu após quatro meses de prisão em Montenegro, onde ele e Do Kwon, cofundador da Terraform Labs, foram detidos em março de 2023 por uso de documentos falsos. 

Do Kwon, por outro lado, ainda está sob custódia no Montenegro enquanto o Ministério da Justiça decide se o enviará para a Coreia do Sul ou para os Estados Unidos. O Tribunal de Apelações de Montenegro revogou recentemente a extradição de Do Kwon para ambos os países, citando questões processuais na forma como os pedidos foram tratados. 

A defesa de Do Kwon argumentou que a decisão do Tribunal Superior, que havia aprovado a extradição em dezembro, não apresentava "razões e fatos claros" e que a ordem de chegada dos pedidos da Coreia do Sul e dos EUA não foi estabelecida de forma inequívoca. O caso agora retornará ao tribunal de primeira instância para ser reconsiderado. 

Do Kwon se tornou alvo de uma busca internacional em setembro de 2022, após o colapso do TerraUSD e Luna, tokens que ele havia criado e que resultaram em perdas bilionárias para os investidores. 

Enquanto isso, Han Chang-joon, ex-colega de Do Kwon, foi extraditado para a Coreia do Sul para enfrentar as acusações relacionadas ao colapso das criptomoedas.