Coinbase encerra suporte para pagamentos nativos em Bitcoin (BTC) em sua plataforma para comerciante
Empresa cita dificuldades em atualizar o protocolo EVM para o Bitcoin e foca em seu novo produto Commerce com mais recursos para comerciantes
19 FEV 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 10h17A Coinbase descontinuou o suporte para pagamentos nativos em Bitcoin (BTC) e outras moedas UTXO em sua plataforma Coinbase Commerce, voltada para lojistas e prestadores de serviços. A decisão, anunciada no domingo (18), gerou críticas da comunidade por dificultar a adoção do Bitcoin como forma de pagamento.
Em uma thread no X, antigo Twitter, Lauren Dowling, chefe de produto da Coinbase, justificou a medida pelas dificuldades em atualizar o protocolo de pagamentos EVM (Ethereum Virtual Machine) para o Bitcoin. A empresa optou por focar em seu novo produto Commerce, que oferece suporte a centenas de ativos, converte automaticamente pagamentos em USDC e oferece recursos mais avançados para comerciantes.
"O novo produto Commerce reforça os detalhes de cada pagamento onchain, suporta centenas de ativos (nativos e ERC-20s) [...] converte automaticamente os pagamentos em USDC onchain a uma taxa amigável para os comerciantes. Oferecer esses mesmos recursos na blockchain do Bitcoin sem contratos inteligentes e stablecoins foi um desafio e, portanto, tomamos a difícil decisão de remover o suporte nativo ao Bitcoin e a outros UTXOs”, completou Dowling.
A Coinbase, no entanto, reconhece o potencial da Lightning Network, solução de segunda camada que facilita transações na blockchain do Bitcoin. A empresa está em processo de integrar a Lightning Network em sua plataforma, abrindo caminho para pagamentos mais rápidos e baratos no futuro.
"Analisando mais a fundo, acreditamos que o pagamento on-line com criptomoedas não se tornará realmente popular até sairmos da camada 1 e reduzirmos as taxas de transação e os tempos de confirmação, por isso estamos tentando acelerar a mudança para esse mundo”, escreveu o CEO da exchange, Brian Armstrong.
Armstrong também comentou que os compradores que efetuarem pagamentos através da plataforma ainda poderão usar o Bitcoin se tiverem uma conta na exchange.