Blockchains

Prefeitura de São Paulo implementa blockchain para oferecer mais segurança e transparência

5.100 chaves digitais já foram emitidas para "Cartão do Idoso" e "CartãoDefis"

21 FEV 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h54
Foto: Reprodução (Pexels)

A Prefeitura de São Paulo deu início à "Rede Blockchain do Município", uma pioneira que utiliza a tecnologia por trás das criptomoedas para oferecer mais transparência aos serviços públicos da maior cidade do Brasil. 

A medida, prevista desde janeiro de 2023 com a sanção da Lei 17.901/2023, coloca São Paulo na vanguarda da inovação tecnológica na gestão pública. A blockchain, famosa por sua segurança e descentralização, garante a autenticidade e a imutabilidade dos dados, permitindo que os cidadãos acompanhem suas solicitações com maior confiança. 

A iniciativa já está em ação, com a emissão de 5.100 chaves digitais para o "Cartão do Idoso" e o "CartãoDefis", beneficiando diretamente pessoas com deficiência. As chaves, que funcionam como tokens criptográficos, garantem um rastreamento seguro e eficiente das solicitações, sem a necessidade de senhas. 

A tecnologia blockchain se integra ao atendimento multicanal da Prefeitura, o SP-156, que recebe cerca de 200 mil atendimentos mensais por telefone, portal, chat, balcão e WhatsApp. A Metasix, empresa responsável pela implementação da solução, garante a escalabilidade e a segurança da plataforma. 

O diretor da Metasix, Cleiton Jorge, disse que "a escrituração por 'hashes' criptográficos garante rastreamento imediato de demandas do cidadão, com a mínima exposição de dados, através do token alfanumérico gerado no registro de blocos".