Criptomoedas

Ronaldinho Gaúcho é absolvido em processo de pirâmide financeira com criptomoedas

Juiz condena sócios da empresa a ressarcir cliente e o "bruxo" é considerado vítima pela justiça

23 FEV 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 10h20
Foto: Luis Bagu/ Getty Images

O ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho foi absolvido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) em um processo que o acusava de participar de um esquema de pirâmide financeira com criptomoedas através da empresa 18k Ronaldinho. 

Em sua decisão, o juiz Gustavo Campos condenou os sócios da 18k Ronaldinho, Raphael de Oliveira e Marcelo Marcelino, a ressarcirem em R$ 20 mil um vendedor que alegou ter aplicado todas as suas economias na plataforma em 2019. 

Campos acolheu os argumentos da defesa de Ronaldinho, que alegava que o jogador era uma vítima da empresa, tendo sua imagem utilizada de forma ilícita. Segundo a defesa, o contrato firmado entre o ex-jogador e a 18k Ronaldinho previa apenas a utilização da imagem de Ronaldinho para a divulgação de um relógio, o 18K Watches. 

A defesa de Ronaldinho argumenta que um dos sócios da empresa teria se apropriado de material publicitário do jogador, como vídeos e fotos, para atrair investidores para a suposta pirâmide de criptomoedas. 

O juiz Gustavo Campos considerou que não havia provas suficientes para incriminar Ronaldinho e que, ao contrário, havia indícios de que o jogador pode ter sido enganado pelos donos da empresa. Porém, a decisão do juiz é de primeira instância e ainda cabe recurso por todas as partes envolvidas.