Yuga Labs toma posição em defesa de royalties para criadores de NFTs
Empresa disse que não oferecerá suporte para plataformas que paguem royalties para criadores
26 FEV 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 17h52Para defender os criadores de NFTs e seus direitos autorais, o estúdio Yuga Labs, líder no mercado, anunciou nesta segunda-feira (26) que deixará de oferecer suporte a plataformas que não honram o pagamento de royalties. A medida, que entra em vigor na terça-feira (28), coincide com o lançamento do mercado Ethereum da Magic Eden, parceira da Yuga Labs na iniciativa.
Em um post no X, antigo Twitter, a empresa disse que “Yuga e Magic Eden estão dando um passo importante para retornar a uma web3 liderada pelos criadores. Em sincronia com o lançamento do mercado da Magic Eden, amanhã encerraremos nosso suporte para mercados que não reconhecem royalties para todos os criadores".
“Isso significa que nossas coleções com filtro de royalties só serão negociadas em mercados que respeitem os royalties dos criadores”, completaram.
A decisão da Yuga Labs se dá em um momento crucial para o mercado de NFTs. No ano passado, plataformas como Blur e OpenSea reduziram drasticamente suas taxas de royalties, visando atrair mais usuários e aumentar o volume de negociações. Essa mudança, somada à queda geral do mercado, impactou negativamente as receitas da Yuga Labs e de outros criadores.
Em novembro de 2023, buscando reverter essa tendência, a Yuga Labs se uniu à Magic Eden para lançar um mercado Ethereum que garante o pagamento de royalties aos criadores. A plataforma, que será lançada nesta terça-feira, promete oferecer uma experiência segura e transparente para os usuários.
“A grande maioria dos NFTs geradores de royalties da coleção do Yuga Labs se enquadra nas marcas Bored Ape Yacht Club e Mutant Ape Yacht Club, que não são afetadas por esta mudança”, explica Steven Zheng, analista da The Block Research. “Portanto, esta atualização não mexe muito, em termos de receita de royalties, para o Yuga Labs, mas incentiva a equipe a desenvolver e agregar valor às suas coleções Otherside”.