Criptomoedas

Tribunal de Montenegro decide extraditar Do Kwon para a Coreia do Sul

Decisão reverte determinação da extradição do cofundador da Terraform Labs para os EUA

7 MAR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h48
Reprodução: Woohae Cho/Bloomberg

O Tribunal Superior de Podgorica, em Montenegro, decidiu nesta quinta-feira (7) extraditar Do Kwon, cofundador da Terraform Labs, para a Coreia do Sul, segundo a mídia local. A decisão reverte uma determinação anterior que previa a extradição de Kwon para os Estados Unidos. 

Em 21 de fevereiro, um tribunal de Montenegro havia decidido extraditar Kwon para os EUA, recusando um pedido da Coreia do Sul. Porém, Kwon recorreu da decisão, alegando problemas com o processo legal. No dia 5 de março, o Tribunal de Apelações de Montenegro revogou a extradição para os EUA. 

Na quinta-feira, a agência de Polícia Nacional da Coreia do Sul solicitou a ajuda da Interpol para trazer Kwon de Montenegro para o país. A Coreia do Sul argumenta que a solicitação de extradição foi feita antes da dos EUA. 

Ele enfrenta acusações de fraude relacionadas ao colapso do ecossistema Terra. Em maio de 2022, a stablecoin algorítmica TerraUSD perdeu sua paridade com o dólar americano, levando a um colapso do sistema e à perda de US$ 45 bilhões em capitalização de mercado.