Bitcoin

Navegando pelo halving do Bitcoin: CoinEx traça caminho do BTC após evento da criptomoeda

Bitcoin se destaca como a classe de ativos de melhor desempenho, mas com volatilidade decrescente

7 MAR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h11
Foto: Reprodução (Kanchanara/ Unsplash)

A CoinEx Research, divisão de pesquisa da exchange global CoinEx, divulgou na última sexta-feira (1) o relatório intitulado "Navegando pelo Halving do Bitcoin: Insights sobre Criptomoedas e Dinâmica Financeira Global". O relatório oferece uma análise aprofundada do desempenho do Bitcoin (BTC) em relação ao halving, correlações com outros ativos e tendências emergentes no mercado de criptomoedas. 

Bitcoin em relação ao Halving e economia tradicional  

O Bitcoin tem sido a classe de ativos de melhor desempenho em 9 dos últimos 12 anos, mas historicamente apresenta um desempenho inferior no segundo ano após eventos de halving. Porém, a correlação do Bitcoin com o S&P 500 aumentou em um período de 1 ano, enquanto as correlações com o dólar americano e o preço do petróleo bruto são ligeiramente negativas. 

ETFs de criptomoedas  

Os ETFs de Bitcoin recentemente lançados atraíram mais de US$ 4,87 bilhões em liquidez líquida em pouco mais de um mês. O Grayscale Bitcoin Trust continua a registrar saídas, enquanto ETFs como o iShares Bitcoin Trust (IBIT) da BlackRock e o Fidelity Wise Origin Bitcoin Fund (FBTC) da Fidelity apresentaram um desempenho notável. 

Descentralização da Propriedade do BTC  

Segundo a CoinEx Research, exchanges como Binance, Bitfinex e Coinbase detêm mais de 8,8% do fornecimento total de Bitcoin. Já as empresas públicas e fundos institucionais também acumulam participações significativas em BTC, com o Grayscale Bitcoin Trust liderando com mais de 450 mil BTC. 

Adoção institucional e derivativos 

O relatório apontou que a atividade de mercado em derivativos, especialmente opções, tem crescido significativamente desde o segundo trimestre de 2023.  A crescente adoção de criptomoedas por fundos institucionais contribui para tendências positivas nas atividades de mercado de derivativos. 

Otimização de portfólio com Bitcoin 

De acordo com os dados da CoinEx, a alocação de Bitcoin, mesmo em um dígito percentual, pode melhorar a curva patrimonial e o retorno ajustado ao risco das carteiras tradicionais. A diversificação do risco através da alocação de Bitcoin aumenta o índice de Sharpe da carteira, com um impacto limitado na volatilidade. 

Regulamentação de criptomoedas  

Outro ponto levantado pelo relatório que diferentes países têm atitudes diferenciadas em relação às criptomoedas. Os Estados Unidos, Canadá e Brasil estão fornecendo uma estrutura regulatória robusta para criptomoedas. Hong Kong introduziu políticas e regulamentos favoráveis às criptomoedas, sinalizando o crescente reconhecimento do governo pelo setor.