Criptomoedas

Google processa desenvolvedores por aplicativos fraudulentos de criptomoedas na Play Store

Aplicativos prometiam altos retornos, mas eram uma fraude

4 ABR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h28

O Google entrou com uma ação judicial contra dois desenvolvedores chineses por supostamente usarem a Play Store para distribuir aplicativos fraudulentos de criptomoedas. A empresa alega que os golpistas se apresentavam como potenciais "parceiros românticos" para enganar as vítimas e induzi-las a investir em moedas digitais falsas. 

De acordo com a ação movida no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York, Yunfeng Sun e Hongnam Cheung criaram 87 aplicativos que prometiam altos retornos para investimentos em criptomoedas, incluindo uma moeda chamada "SkypeCoin". 

No entanto, o Google afirma que os ganhos prometidos eram uma fraude e que os desenvolvedores "dobrariam o esquema" e exigiriam mais taxas quando os usuários tentassem sacar seus saldos. A gigante da tecnologia afirmou que “as perdas financeiras parecem variar de cem a dezenas de milhares de dólares por vítima individual”. 

Para atrair vítimas, os desenvolvedores utilizavam vídeos do YouTube e criavam perfis falsos nas redes sociais para se apresentarem como potenciais "parceiros românticos" através do Google Voice.  

A Conselheira Geral do Google, Halimah DeLaine Prado, ressalta que "manter as pessoas seguras online é fundamental para o nosso negócio" e que a empresa "não tolerará o uso indevido de suas plataformas para facilitar fraudes com criptomoedas".