Criptomoedas

Tesouro dos EUA pede ao Congresso medidas contra criptomoedas e financiamento ilícito

Medidas propostas incluem a criação de uma ferramenta de sanções secundárias, a regulamentação de exchanges de criptomoedas

9 ABR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 19h01
Crédito: Freepik

Em um movimento para combater o financiamento ilícito ligado às criptomoedas, O Tesouro dos Estados Unidos instou o Congresso a tomar medidas para conter o uso de criptoativos para financiar crimes. 

Em um depoimento escrito para à Comissão Bancária do Senado, o vice-secretário do Tesouro, Adewale Adeyemo, alertou que "grupos terroristas e outros atores malignos" estão utilizando ativos digitais para suas atividades ilícitas e isso pode aumentar caso o Congresso não atue contra.  

Adeyemo destacou que, embora o Tesouro tenha obtido sucesso em combater o financiamento ilícito no ecossistema de criptomoedas, "precisamos construir um regime de fiscalização mais robusto" para acompanhar a crescente utilização de ativos digitais por criminosos. 

Para isso, o Tesouro propõe três medidas principais. A primeira delas é a ferramenta de sanções secundárias para punir fornecedores estrangeiros de criptomoedas que facilitam o financiamento ilícito. 

A segunda iniciativa seria a regulamentação das exchanges. Seria necessário a extensão das autoridades regulatórias do Tesouro para cobrir provedores de serviços de ativos virtuais (VASPs) e exchanges de criptomoedas.  

Por último, o Tesouro pede uma concessão de autoridade oara perseguir entidades de ativos digitais que prejudiquem a segurança nacional dos EUA, mesmo que operem fora do país.