Cibercrimes

Ex-chefe do petróleo da Venezuela é preso por esquema de corrupção com criptomoedas

Aissami é acusado de traição, lavagem de dinheiro, conspiração e desvio de fundos públicos

10 ABR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h43
Foto: Reprodução (Jorge Salvador / Unsplash)

O ex-ministro do Petróleo da Venezuela, Tareck El Aissami, foi preso nesta terça-feira (10) sob a acusação de participar de um esquema milionário de corrupção que envolvia a venda de petróleo por meio de criptomoedas. Segundo informações da imprensa venezuelana, o esquema teria desviado pelo menos US$ 15 bilhões. 

Em março de 2023, quando El Aissami ainda era ministro do Petróleo, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro ordenou a investigação de um esquema de corrupção envolvendo a venda de petróleo por criptoativos na empresa estatal PDVSA.  

El Aissami renunciou ao cargo e desapareceu da vida pública. Ele também é acusado de traição, lavagem de dinheiro, conspiração e desvio de fundos públicos. 

Segundo o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, a prisão de El Aissami foi possível graças à delação de cinco testemunhas. As testemunhas disseram que os funcionários presos faziam "vendas [de produtos da PDVSA e mineração] abaixo do valor de mercado", com "gestão arbitrária e criminosa dos fundos obtidos". 

Além disso, as testemunhas falaram  a "cobrança de comissões em todo o processo de comercialização, bem como o pedido de propina para garantir acesso aos contratos". Saab os vinculou também a "uma rede de prostituição" de "jovens de nacionalidade venezuelana e estrangeiras".