Vitalik Buterin defende mudança para PoS na Ethereum, respondendo a críticas
Cofundador da Ethereum rebate argumentos a favor da prova de trabalho (PoW) e destaca benefícios da prova de participação (PoS)
26 ABR 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 14h45Em resposta a comentários no X, antigo Twitter, o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, rebateu críticas à transição da rede para uma prova de participação (PoS) por cauda da prova de trabalho (PoW). Alguns membros da comunidade Ethereum expressaram o desejo de que a rede permanecesse com o PoW, mas Buterin defendeu a mudança, destacando seus benefícios e esclarecendo equívocos sobre o sistema PoW.
Buterin reconheceu que o PoW também apresentava certa centralização, mas ressaltou que essa questão não era amplamente discutida na época, pois era vista como um estágio temporário até a implementação do PoS.
“E isso nem sequer explica como provavelmente evitamos ASICs apenas porque a próxima mudança de PoS não significou nenhum incentivo para construí-los”, argumentou o cofundador do Ethereum no seu comentário.
Para ilustrar a centralização do PoW, Buterin compartilhou um gráfico de pizza mostrando a distribuição do domínio entre os pools de mineração Ethereum. O SparkPool, agora desativado, detinha 33% do poder de mineração, seguido pela Ethermine com 21% e F2Pool com 11%.
A transição para o PoS, conhecida como The Merge, ocorreu em setembro de 2022 e reduziu o consumo de energia do Ethereum em 99,5%.