Cibercrimes

Polícia Civil prende quadrilha que aplicava golpes milionários com criptomoedas

Organização atuava no Rio de Janeiro, Pará e Amazonas

14 JUN 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h28
Crédito: Freepik

Uma ação conjunta das Polícias Civis do Rio de Janeiro e do Pará resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de materiais utilizados em um esquema de golpes milionários envolvendo criptomoedas. A operação, denominada "Investimento de Araque", foi deflagrada na última terça-feira (11) e visava combater uma organização criminosa que atuava nos dois estados e ainda em Amazonas.  

Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, dois homens apontados como sócios-proprietários da empresa envolvida no golpe foram presos em São Gonçalo. Em Manaus, capital do Amazonas, a gerente da equipe também foi detida.  

Já no Pará, na cidade de Ananindeua, um ex-gerente da empresa teve sua casa alvo de um mandado de busca e apreensão, onde foram encontrados materiais tecnológicos e um celular do investigado. 

Segundo as investigações, a quadrilha movimentou mais de R$ 15 milhões em dois anos, causando prejuízo a mais de 50 vítimas nas três regiões. O golpe consistia em se apresentar como uma intermediadora financeira que prometia investir valores das vítimas e gerar alta rentabilidade.   

As vítimas, convencidas, faziam empréstimos em seus bancos particulares e repassavam o dinheiro à empresa golpista. No entanto, quando as vítimas tentavam finalizar o contrato ou desistiam de investir, a empresa deixava de pagar as parcelas dos empréstimos, fazendo com que as vítimas tivessem que arcar com todo o saldo devedor. As investigações revelam que os alvos preferenciais eram funcionários públicos.