Inteligência Artificial

McDonald's encerra teste de drive-thru com IA, mas busca soluções futuras

Ferramenta chegou a perguntar se cliente gostaria de bacon no sorvete

17 JUN 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h40
Mikechie Esparagoza

A rede global de fast food McDonald's está encerrando um teste que utilizava inteligência artificial (IA) para anotar pedidos de clientes em seus drive-thrus durante dois anos. A tecnologia, fornecida pela IBM, será descontinuada no próximo mês, de acordo com um relatório da Restaurant Business. 

O McDonald's iniciou o teste em outubro de 2021 com o objetivo de avaliar se a automação por IA poderia agilizar o atendimento ao cliente. A empresa alegou que o sistema oferecia "benefícios substanciais para os clientes e para a experiência da equipe do restaurante", e o piloto foi implantado em mais de 100 locais. 

No entanto, a experiência também apresentou problemas. Clientes reclamaram que o chatbot frequentemente cometia erros nos pedidos, como perguntar se desejavam bacon no sorvete.  

"Nosso trabalho com a IBM nos deu a confiança de que uma solução de pedidos por voz para drive-thru fará parte do futuro de nossos restaurantes", disse o McDonald's à Restaurant Business. 

"Vemos uma grande oportunidade de avançar em nossa tecnologia de restaurantes e continuaremos avaliando soluções escaláveis e de longo prazo que nos ajudarão a tomar uma decisão informada sobre uma futura solução de pedidos por voz até o final do ano." 

Apesar do fim do teste, o McDonald's e outras empresas de fast food ainda estão buscando maneiras de incorporar a IA em seus processos. Em setembro, a Wendy's fez parceria com o Google para integrar chatbots de modelo de linguagem grande (LLM) em seus drive-thrus, com o objetivo de "preparar os funcionários para o sucesso e tornar suas vidas mais fáceis no restaurante."