Fundador da Ethereum critica apoiar candidatados baseados em posturas pró-cripto
Vitalik Buterin diz que isso vai contra fundamentos do setor de criptoativos
17 JUL 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 17h35O cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, publicou um post em seu blog onde critica a tendência de escolher alianças políticas com base exclusivamente na postura pró-criptomoedas dos candidatos.
Em uma postagem desta quarta-feira (17), Buterin alerta para os riscos de priorizar o apoio político de candidatos que se mostram favoráveis ao setor cripto. Ele afirmou que essa abordagem pode comprometer os valores fundamentais que sustentam a comunidade das criptomoedas.
Buterin aponta que os recentes esforços legislativos, como o Financial Innovation and Technology for the 21st Century Act (FIT21) nos Estados Unidos e a regulamentação de Markets in Crypto-Assets (MiCA) na União Europeia, têm incentivado os entusiastas das criptomoedas a se tornarem mais politicamente engajados.
No entanto, ele destaca que essa crescente politização é contrária às ideais originais do movimento cripto. "Há uma pressão crescente no espaço cripto para se tornar mais ativo politicamente e favorecer partidos políticos e candidatos quase que inteiramente com base na disposição deles em serem ou não lenientes e amigáveis às 'criptomoedas'", escreveu Buterin.
De acordo com Buterin, a escolha de candidatos com base apenas em suas posições pró-cripto cria um incentivo para que os políticos adotem uma postura favorável às criptomoedas apenas superficialmente, sem um compromisso real com os princípios fundamentais do ecossistema.
"Tudo o que os políticos precisam fazer é garantir que seja fácil para vocês negociarem moedas", advertiu Buterin, destacando que tal atitude pode resultar em legislações prejudiciais ao setor de criptomoedas de forma mais ampla.
Em contrapartida, o bilionário e investidor Mark Cuban acredita que a questão das criptomoedas será um fator decisivo nas eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos.
Cuban sugere que a política de cripto pode influenciar o resultado da eleição, ao ponto de impactar a reeleição do presidente Joe Biden. "Eu disse muitas vezes que Biden tem que escolher entre Gensler ou eleitores de criptomoedas, ou isso pode lhe custar a Casa Branca", declarou Cuban em 10 de junho.
Cuban também observou que muitos eleitores, especialmente jovens e independentes, tomarão suas decisões com base nas posições dos candidatos sobre criptomoedas. "Cripto é um pilar com eleitores mais jovens e independentes", afirmou Cuban no início de maio, acrescentando que "eleitores de cripto serão ouvidos nesta eleição."