Geral

Falha em software de segurança provoca pane global; Brasil registra instabilidades

CEO da Crowdstrike disse que problema foi causado por defeito da atualização

19 JUL 2024 • POR Ana Beatriz Rodrigues • 11h44
hacker ge8a043e06_1280 - Crédito: Pixabay

Uma falha em uma atualização do software de segurança CrowdStrike Falcon provocou uma pane global nesta sexta-feira (19), afetando diversos setores em diferentes países, incluindo o Brasil. Governos e a própria empresa confirmaram a causa do problema, que já está em processo de correção. 

O incidente teve um impacto significativo em diversos sistemas ao redor do mundo. Nos Estados Unidos e em outros países, houve interrupções nos sistemas de controle de voo, enquanto no Reino Unido ocorreram falhas nas transmissões televisivas e, na Austrália, problemas afetaram as telecomunicações. 

Mais de mil voos foram cancelados mundialmente devido à falha, e a companhia aérea brasileira Azul também alertou sobre possíveis atrasos em seus voos. 

No Brasil, alguns bancos, como o Bradesco, Banco Pan e Neon, registraram instabilidades em seus sistemas digitais, enquanto outros, como o Banco do Brasil, Itaú e Banco Central, não foram afetados.  

A B3, principal bolsa de valores do Brasil, informou que nenhum de seus serviços e plataformas de operação foi afetado pela falha técnica. A bolsa informou que seus sistemas continuam em operação e aptos para pleno funcionamento do mercado. 

O CEO da Crowdstrike, George Kurz, explicou que o problema foi causado por um defeito na atualização de conteúdo da plataforma Falcon. Ele também resaltou que não aconteceu por um ataque direcionado. 

A Microsoft informou que toma medidas de mitigação em resposta aos problemas de prestação de serviços, embora não tenha ficado claro se isso estava diretamente ligado às interrupções globais.