Exchanges

Coinbase retorna ao Havaí com novos serviços cripto após mudanças regulamentares

Após anos fora do mercado havaiano, a Coinbase volta a oferecer serviços de criptomoedas no estado

13 AGO 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h11
Reprodução (Justin Sullivan/Getty Images)

A Coinbase operações no Havaí, oferecendo aos residentes do estado a possibilidade de comprar, vender e gerenciar criptomoedas. Além disso os havaianos podem realizar staking de ativos e transferências internacionais.  

O retorno da empresa ao mercado havaiano ocorre após uma série de mudanças regulatórias promovidas pelo Departamento de Comércio e a Divisão de Assuntos do Consumidor de Instituições Financeiras do Havaí, que agora fornecem um ambiente mais favorável para empresas do setor de criptomoedas. 

Em 2017, a Coinbase havia se retirado do Havaí devido a políticas rigorosas que exigiam que as empresas de criptomoedas mantivessem reservas de caixa equivalentes a 100% de suas participações em Bitcoin.  

Na época, Juan Suarez, que liderava o departamento jurídico da Coinbase, afirmou que essas exigências tornavam impossível a continuidade das operações da exchange no estado. Esse cenário obrigou a empresa a suspender seus serviços para os residentes havaianos por mais de seis anos. 

No entanto, a situação começou a mudar em 2020, quando o Departamento de Instituições Financeiras do Havaí e a Hawaii Technology Development Corporation lançaram um sandbox regulatório chamado Hawaii Digital Currency Innovation Lab.  

Esse programa permitiu que empresas de criptomoedas, incluindo a exchange Gemini, operassem no estado sem a necessidade de uma licença estadual de transmissão de dinheiro, por um período de dois anos.  

Com o término do Hawaii Digital Currency Innovation Lab em 30 de junho de 2023, as empresas de criptomoedas ainda podem atuar no Havaí, mas agora precisam cumprir os requisitos regulatórios federais e, eventualmente, obter licenciamento estadual, conforme estipulado pelo governo local.  

A Coinbase aproveitou esse momento para retomar suas operações. "Estamos entrando oficialmente no Havaí após mudanças regulatórias feitas pelo Departamento de Comércio do Havaí e pela Divisão de Assuntos do Consumidor de Instituições Financeiras, que fornecem clareza para empresas de criptomoedas", informou a Coinbase em um comunicado.