Inteligência Artificial

Trump usa imagens de IA para sugerir apoio de Taylor Swift à sua campanha presidencial

Imagens manipuladas retratam cantora e seus fãs como apoiadores do ex-presidente do EUA, mesmo que Taylor já tenha se manifestado contra Trump

19 AGO 2024 • POR Ana Beatriz Rodrigues • 16h46
230713 taylor swift jm 1600 daea0b - Reprodução: Scott Legato / Getty Images

Taylor Swift apoia o Trump? O ex presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou em sua conta na Truth Social, várias imagens geradas por inteligência artificial (IA) que sugerem falsamente que a cantora Taylor Swift e seus fãs, os swifities, apoiam a campanha presidencial. 

As postagens foram feitas na rede social republicana que foi inspirada no X, antigo Twitter. Inclusive, uma das imagens postadas por Trump mostra uma postagem no X com uma montagem em formato de uma manchete de jornal com várias jovens usando camiseta com a frase “Swifties for Trump” (Swifties por Trump, na tradução do Inglês). 

Essas fotos foram acompanhadas do texto: "Após o cancelamento do show de Taylor Swift, que foi alvo do Estado Islâmico, os swifities decidiram que querem um líder forte na Casa Branca. O movimento Swifties por Trump é real." 

Outra imagem manipulada retrata Taylor Swift como o Tio Sam, personagem que simboliza os Estados Unidos, com a frase: "Taylor quer que você vote em Donald Trump." Trump comentou a postagem com um simples "Eu aceito!". 

Apesar de ainda não ter se posicionado oficialmente nas eleições presidenciais deste ano, Taylor Swift já apoiou Joe Biden em 2020 e criticou Trump publicamente na mesma época.  

Trump já havia citado a cantora em outras ocasiões. Em novembro do ano passado, ele disse: “Acho ela bonita, muito bonita! Considero ela belíssima. Acho que ela é liberal, provavelmente não gosta de Trump”.