NFTs

Startup desenvolve aplicação em NFTs para serviços de assinaturas digitais

Popularizada por serviços sob demanda como Netflix ou Spotify, assinaturas digitais são utilizadas em aluguel de automóveis, casa e até planos de saúde

7 MAI 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h00
Crédito: Freepik

Relatório publicado no site What´s New In Publishing indica que o mercado de assinaturas digitais deve mais do que dobrar até 2025. Popularizado pelos serviços de streaming e conteúdo sob demanda como Netflix e Spotify, esse modelo de negócio inclui bens mais caros e de mercados diferentes, como carro, casa e até vestuário por assinatura.

Atualmente avaliado em US$ 650 bilhões, os serviços a partir de assinaturas digitais podem atingir a marca de US$ 1,5 trilhão nos próximos três anos. 

Desenvolvida pelos belo-horizontinos da H3aven e premiada em abril na edição de Tóquio do ETHGlobal Hackathon, uma aplicação em blockchain de armazenamento descentralizado abre novas possibilidades ao modelo de negócio, como a garantia de mais privacidade e segurança para os dados criptografados dos assinantes ou a viabilidade de antecipação de receitas das assinaturas por meio de contratos inteligentes — ou seja, sem recorrer a bancos ou investidores. 

Hoje, se um negócio precisa de fluxo de caixa, tem que buscar formas tradicionais de investimentos. Com essa tecnologia aplicada aos contratos inteligentes, a mesma empresa pode antecipar de 2% até 28% de suas próprias receitas futuras das assinaturas”, explica Antonio Hoffert, CEO da H3aven.

A tecnologia, batizada de “Tokenized Access Control”, é uma interface na qual as empresas transformam as assinaturas em NFTs (sigla em inglês para tokens não fungíveis). Com ele, é possível também evitar o gasto com a duplicidade de credenciais e garantir o histórico absoluto daquela assinatura, já que novos dados de pagamento ou upgrades no serviço contratado modificariam o token deste usuário. A aplicação deve estar disponível ao mercado em setembro de 2023.