Geral

Copom aumenta Selic para 10,75% ao ano em decisão unânime

Copom elevou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, marcando o primeiro aumento desde 2022

18 SET 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 19h00
Divulgação: Banco Central

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, elevando-a para 10,75% ao ano. A decisão foi unânime entre os nove membros do Copom.  

Em comunicado, o Copom afirmou que "o ritmo de ajustes futuros na taxa de juros e a magnitude total do ciclo ora iniciado serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta". Este movimento era esperado pelo mercado financeiro e foi o primeiro aumento desde agosto de 2022, quando a taxa atingiu 13,75%. 

A decisão ocorre em meio a um cenário externo de flexibilização monetária, com o Federal Reserve (Fed) cortando os juros em 0,5%, e bancos centrais da Europa e Reino Unido seguindo o mesmo caminho. 

Internamente, o BC identificou maior dinamismo na atividade econômica e no mercado de trabalho, o que levou à revisão do hiato do produto para o campo positivo. A inflação medida pelo IPCA e outros índices de preços se mantiveram acima da meta nas divulgações recentes, levando o Copom a adotar uma política mais contracionista. 

A autarquia ainda revela que “projeção de inflação do Copom para o primeiro trimestre de 2026, atual horizonte relevante de política monetária, situa-se em 3,5% no cenário de referência”.  

O Comitê destaca os riscos inflacionários, como a desancoragem das expectativas de inflação e a resiliência da inflação de serviços. Por outro lado, fatores como uma desaceleração global mais acentuada ou os efeitos mais fortes do aperto monetário global podem aliviar as pressões inflacionárias.