Altcoins superam Bitcoin após corte de juros do Federal Reserve
Decisão do Federal Reserve de reduzir as taxas de juros beneficiou o mercado de criptomoedas, com destaque para as altcoins
20 SET 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h48A decisão do Federal Reserve de reduzir as taxas de juros em 50 pontos-base na quarta-feira (20) impulsionou o mercado de criptomoedas, mas as grandes vencedoras foram as altcoins, deixando o Bitcoin (BTC) para trás.
O BTC registrou uma alta de 4,4% após o anúncio. Porém, o Total3, índice que acompanha a capitalização de mercado das 125 principais criptomoedas, excluindo Bitcoin e Ethereum (ETH), disparou 5,68%, segundo dados do TradingView.
Especialistas apontam que as altcoins têm um "beta" mais alto que BTC e ETH, o que significa que tendem a reagir com mais intensidade em movimentos de mercado.
Pense nas altcoins “como uma aposta alavancada no mercado de criptomoedas mais amplo, semelhante às ações de tecnologia que superam o S&P 500 em momentos de alta", explicou, Bob Wallden, chefe de negociação da empresa de investimentos Abra.
Além de sua característica de alta volatilidade, as altcoins também vinham de um período de sobrevenda. Segundo o analista Wallden, essa correção no mercado acelerou a recuperação das altcoins após o corte de juros.
Bohan Jiang, chefe de negociação de opções OTC na Abra, destacou que as altcoins estão nas margens do espectro de liquidez, o que amplifica os movimentos quando o mercado está positivo e a liquidez é abundante.
“Eles também atuam como uma função de liquidez e posicionamento: a liquidez em alts é substancialmente mais pobre, causando movimentos descomunais em ambas as direções”, afirmou Jiang
Ele ainda completou que “o posicionamento curto estendido acumulado nos últimos meses pode, portanto, causar um desempenho superior ao short-squeeze mais alto”.