Regulamentação

Mudança de controle no Senado dos EUA pode favorecer ativos digitais, diz senadora Cynthia Lummis

Senadora republicana vê presidência de Tim Scott no Comitê Bancário como fator positivo para a regulação de criptomoedas

27 SET 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h09
Cynthia Lummis

A senadora republicana Cynthia Lummis afirmou que uma possível mudança de controle no Senado dos EUA, de democrata para republicano, seria benéfica para o setor de ativos digitais.  

Em entrevista à CNBC, Lummis destacou que o Comitê Bancário do Senado, atualmente presidido pelo democrata Sherrod Brown, poderia ter uma postura mais favorável às criptomoedas sob a liderança do republicano Tim Scott, caso os republicanos assumam a maioria na casa. 

O Comitê Bancário do Senado é considerado uma das entidades mais influentes na formulação de políticas para ativos digitais.  

No entanto, o atual presidente, o senador Sherrod Brown, de Ohio, tem sido um crítico das criptomoedas, argumentando que as plataformas do setor não aplicam proteções fundamentais, como as regras de "conheça seu cliente".  

Por outro lado, o senador Tim Scott, da Carolina do Sul, principal republicano no comitê, se mostra mais aberto ao diálogo sobre os ativos digitais. Segundo Lummis, Scott tem se mostrado interessado em criar uma estrutura legislativa para o setor.  

Scott já manifestou a intenção de formar um subcomitê específico para ativos digitais, caso os republicanos assumam o controle do Senado. 

"Acho que o que será melhor para os ativos digitais é se o Senado for republicano", disse Lummis. "Isso é definitivamente verdade porque Tim Scott presidirá o comitê bancário, e ele está muito mais interessado em ver uma estrutura estatutária para ativos digitais do que o atual presidente, Sherrod Brown."  

De acordo com previsões do site The Hill, os republicanos têm uma chance de 67% de retomar o controle do Senado nas próximas eleições, enquanto a situação na Câmara dos Deputados ainda está indefinida.