FTX

Tribunal aprova plano de falência da FTX, credores poderão recuperar até 140% de suas perdas

Com 96% de apoio dos credores, o novo plano prevê reembolsos médios superiores ao montante perdido em 2022

7 OUT 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 18h51
Foto: Jakub Porzycki/ NurPhoto

Nesta segunda-feira (7), um tribunal norte-americano deu o aval para o plano de falência da FTX. A decisão implica que a maioria dos credores poderá recuperar o equivalente a suas perdas acumuladas em 2022. 

Esse desdobramento refere-se à segunda versão do plano de falência da FTX, protocolado em setembro, que recebeu apoio, com 96% dos credores votantes e 98% dos credores em termos de valor a favor do novo plano. 

 Os clientes podem esperar um reembolso médio de 118% sobre o montante que possuíam quando a FTX entrou em falência, em novembro de 2022. Algumas pessoas, no entanto, poderão ver seus reembolsos alcançarem até 140%, conforme informado pelos advogados do espólio. 

Contudo, embora esses números sejam superiores às expectativas dos credores, os valores não chegarão a igualar os ganhos que o Bitcoin e outras criptomoedas obtiveram durante o período de colapso da FTX.  

Essa realidade foi destacada durante uma audiência de quase seis horas, na qual o juiz John T. Dorsey, do Tribunal de Falências do Distrito de Delaware, analisou as objeções de credores.  

Entre as objeções estavam as de empresas como Celsius e Layer Zero, além de vários credores individuais que questionaram a decisão do espólio de compensar os credores em dinheiro, em vez de em criptomoedas. 

O juiz Dorsey rejeitou todas as objeções, afirmando que as preocupações não eram suficientes para reverter a decisão do espólio.  

. Os advogados da FTX ressaltaram que a devolução das criptomoedas não era viável, já que a empresa não possuía os ativos necessários.