HKEX lança índices de criptomoedas para atender demanda asiática
Novo HKEX Virtual Asset Index Series trará referências de mercado para Bitcoin e Ethereum em dólares americanos
28 OUT 2024 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h00A Hong Kong Exchanges and Clearing Ltd. (HKEX) anunciou hoje que lançará uma série de índices de criptomoedas, o “HKEX Virtual Asset Index Series”. A iniciativa tem o objetivo de oferecer uma referência precisa e confiável para ativos virtuais como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).
O lançamento oficial está previsto para 15 de novembro.
Índices para criptomoedas
A HKEX afirmou que o novo índice de criptoativos será denominado em dólares americanos e funcionará como uma base para investidores no horário asiático, atendendo à demanda por uma fonte de referência confiável para o mercado de criptomoedas.
Além dos índices separados para Bitcoin e Ethereum, serão incluídas taxas de referência individuais para cada uma das moedas.
Segundo Bonnie Y Chan, CEO da HKEX, a criação desses índices “apoiará o desenvolvimento do ecossistema de ativos virtuais e reforçará o papel de Hong Kong como um centro financeiro internacional”.
“Estamos muito felizes em apresentar a HKEX Virtual Asset Index Series para atender à crescente demanda da região por essa classe de ativos emergente”, completou.
Metodologia e parceria para a criação dos índices
Os índices de referência foram desenvolvidos com base em preços spot ponderados por volume das últimas 24 horas para BTC e ETH, utilizando dados agregados das principais exchanges de criptomoedas.
A criação e gestão dos índices estarão sob a responsabilidade da CCData, empresa britânica especializada em benchmarks, que garantirá a conformidade dos índices com os regulamentos europeus de benchmarks.
Além disso, a HKEX já havia listado, em abril, os primeiros fundos negociados em bolsa (ETFs) de criptomoedas à vista da Ásia, movimento que atraiu inicialmente o interesse do mercado, mas que recentemente mostrou uma redução de volume.
Na sexta-feira (25), o volume total de negociação dos três ETFs de bitcoin foi de apenas US$ 741.030, em contraste com os US$ 4,73 milhões de volume alcançado em 16 de outubro.