Criptomoedas

Robinhood introduz contratos de especulação para a eleição presidencial de 2024

Novas oportunidades surgem uma semana antes do pleito eleitoral

28 OUT 2024 • POR Ana Beatriz Rodrigues • 18h23

A Robinhood, plataforma de negociação de criptomoedas e ações, anunciou nesta segunda-feira (28) a introdução de contratos que permitem a determinados usuários apostarem no resultado da eleição presidencial entre a atual vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump. 

A nova oferta permitirá que os cidadãos americanos especulem sobre o vencedor das eleições de 2024. Os pagamentos dos contratos previstos serão feitos após a certificação dos resultados pelo Congresso, em 6 de janeiro de 2025. 

Robinhood e a democratização das finanças 

“A Robinhood está comprometida em democratizar as finanças para todos, independentemente de quem esteja no cargo”, afirmou a empresa em comunicado.  

Apesar de permitir essa nova forma de especulação, a plataforma enfatizou que os resultados e as flutuações do mercado não representam um endosse de nenhum dos candidatos. 

Essa decisão vem após a vitória da exchange de derivativos Kalshi em uma batalha legal contra a Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), permitindo que a Kalshi oferecesse contratos semelhantes para apostadores americanos.  

Em contraste, a Polymarket, que também oferece contratos sobre a corrida presidencial e outros eventos, não permite que residentes dos EUA façam apostas. 

Detalhes dos contratos 

Os contratos da Robinhood terão um valor máximo de US$ 1,00, embora o valor nocional possa ser inferior.  

Contudo, a plataforma estabelece que alguns residentes dos EUA estão impedidos de participar, incluindo aqueles que trabalham nas campanhas eleitorais ou são funcionários de comitês de ação política. A negociação dos contratos estará disponível até 5 de janeiro de 2025. 

Diferenças entre mercados de previsão e pesquisas eleitorais 

Adam Morgan McCarthy, da Kaiko, explica que os mercados de previsão, como a Polymarket, são motivados pelo desejo de acertar o resultado, enquanto as pesquisas eleitorais buscam medir tendências e intenções de voto. Essa diferença fundamental pode levar a resultados distintos nas análises. 

“Embora a Polymarket tenha ganhado atenção nesta eleição, seu poder preditivo ainda está em debate”, concluiu McCarthy.