Blockchains

Como o sistema blockchain pode impulsionar o agronegócio no Brasil?

Setor representa mais de 27% do PIB brasileiro, segundo panorama traçado pelo Cepea

8 MAI 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 16h50
Foto: Reprodução (Marta Ortigosa / Unsplash)

O Brasil é mundialmente conhecido como um grande produtor rural, tendo o agronegócio como uma das principais atividades que move a economia do país. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o agro representa mais de 27% do PIB brasileiro.

Um setor tão relevante para o país conta com tecnologias de ponta em diversas frentes e uma delas é a agrorrastreabilidade por meio de blockchain, utilizada atualmente pela Usina Granelli, localizada no interior do Estado de São Paulo, que atua no setor sucroenergético com cana-de-açúcar, açúcar e álcool.

Cooperada do Sicoob há quase 50 anos, a Usina foi a primeira no Brasil - e no mundo - a contar com o sistema de rastreamento blockchain em um de seus produtos, o açúcar mascavo, implantada por meio da parceria com a Embrapa, empresa voltada para inovação que foca na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira.

Segundo a responsável pela usina, Mariana Granelli, essa tecnologia está revolucionando o agro brasileiro, já que rastreia origem e processo de fabricação e informa isso ao consumidor por meio de um QR Code estampado na embalagem do açúcar mascavo, dando transparência aos processos, segurança na aquisição e expandindo o mercado de produtos sustentáveis, ambiental e socialmente responsáveis (ESG).

Priorizamos trazer informações importantes para que o consumidor saiba que não se trata de apenas mais um açúcar, mas de um produto que teve toda sua cadeia rastreada pela tecnologia blockchain. Isso atesta a integridade do produto em relação às questões socioambientais", ressalta Mariana.

A Usina Granelli está trabalhando em uma segunda etapa, agora com o açúcar demerara. O lançamento oficial ocorreu em 11 de abril e o início da comercialização está previsto entre os meses de maio e junho, ainda esse ano.