Do Kwon se declara inocente em tribunal de Nova York
Cofundador da Terraform Labs foi extraditado para os EUA após meses de discussão
3 JAN 2025 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h18
Do Kwon, cofundador da Terraform Labs, declarou-se inocente das acusações criminais que enfrenta nos Estados Unidos.
Kwon foi extraditado de Montenegro para os EUA e compareceu na quinta-feira (2) a um tribunal de Manhattan, onde formalizou sua confissão. Ele deve retornar ao tribunal em 8 de janeiro.
Acusações e contexto
Kwon enfrenta acusações que incluem conspiração para fraudar, fraude de commodities, fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro.
Ele pode enfrentar até 130 anos de prisão se for condenado por todas as acusações.
As acusações estão relacionadas ao colapso da stablecoin algorítmica Terra USD (UST) e seu token associado, Luna, em 2022, que resultaram em perdas bilionárias para investidores.
As stablecoins algorítmicas, como a UST, são projetadas para manter um valor estável por meio de algoritmos e incentivos de mercado. No caso da Terra, o sistema foi descrito pelos promotores como manipulado para simular um sistema funcional e descentralizado, atraindo investidores sob falsos pretextos.
Detalhes do caso da Terra
Promotores dos EUA afirmaram em um comunicado que Kwon "construiu um mundo financeiro baseado em mentiras e técnicas manipuladoras", enganando investidores, parceiros comerciais e reguladores.
Além das acusações criminais, Kwon também foi alvo de um processo civil movido pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em fevereiro de 2023. Em abril, um júri considerou Kwon e a Terraform responsáveis por fraude civil, confirmando que as leis federais de valores mobiliários foram violadas.
Com informações do The Block.