Bitcoin

Queda na economia da China pode influenciar positivamente o Bitcoin (BTC): veja mais

Em 2015, em cenário parecido, BTC triplicou de valor devido a economia da China

7 JAN 2025 • POR Redação MyCryptoChannel • 15h50
Foto: Reprodução (Yan Ke/ Unsplash)

O ano novo não trouxe alívio para os ativos chineses, que continuam a enfrentar pressão, refletindo uma crise econômica crescente que pode beneficiar o Bitcoin (BTC).  

O yuan chinês (CNY) caiu para 3,22 por dólar americano, atingindo seu menor valor desde setembro de 2023.  

Essa desvalorização de 0,4% no mês de janeiro estende a tendência de perdas dos últimos três meses, apesar das tentativas do Banco Popular da China (PBOC) de acalmar os investidores em meio às expectativas de tarifas mais altas impostas pelos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump. 

Índices de ações e títulos em queda 

Na segunda-feira, o CSI 300, índice blue-chip das bolsas de valores da China continental, atingiu seu nível mais baixo desde setembro.  

O ChiNEXT Index, que rastreia o desempenho de empresas de alto crescimento e inovação, também caiu 8% desde o final de 2024.  

Além disso, o rendimento dos títulos do governo chinês de 10 anos caiu para 1,6%, um declínio de 100 pontos-base em relação ao ano passado.  

Fuga de capitais e aumento da demanda por Bitcoin 

Esses eventos estão alimentando uma possível fuga de capitais da China, com investidores procurando alternativas mais seguras, como o Bitcoin.  

Segundo o LondonCryptoClub, o enfraquecimento do yuan pode acelerar as saídas de capital, já que o Bitcoin se torna um destino cada vez mais atrativo para quem busca proteger seu patrimônio.  

“O Bitcoin será um destino óbvio para alguns desses fluxos, especialmente com os controles de capital em vigor, dificultando a retirada de capital da China por meio de canais tradicionais’, afirmou os fundadores do LondonCryptoClub.  

Os controles de capital da China dificultam a transferência de recursos para o exterior por meio de canais tradicionais, o que torna o Bitcoin uma opção para os investidores. 

O histórico de desvalorização do yuan em 2015, quando o Bitcoin viu seu preço triplicar, reforça essa expectativa.