Exchanges

Binance sob investigação judicial na França por lavagem de dinheiro e outros crimes

Maior exchange de criptomoedas do mundo enfrenta acusações de lavagem de dinheiro, fraude fiscal e tráfico de drogas

28 JAN 2025 • POR Redação MyCryptoChannel • 17h51

Autoridades francesas anunciaram a abertura de uma investigação judicial contra a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, por supostas atividades de lavagem de dinheiro, fraude fiscal, tráfico de drogas e outros crimes.  

A investigação é conduzida pela Jurisdição Nacional de Combate ao Crime Organizado (JUNALCO), uma seção especializada do Ministério Público de Paris, segundo a Reuters.  

Processo da Binance  

Essa nova investigação segue um processo anterior da França, iniciado em junho de 2023, envolvendo alegações de prospecção ilegal de clientes e lavagem de dinheiro.  

O jornal Le Monde havia reportado que as autoridades francesas já estavam apurando possíveis falhas da Binance em suas obrigações de conheça seu cliente (KYC), principalmente durante o ano de 2022. 

De acordo com um comunicado traduzido do gabinete do promotor público de Paris, a investigação aponta que a Binance pode ter falhado em suas obrigações de vigilância contra lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.  

"As investigações se concentram em particular na maneira como a Binance cumpriu ou deixou de cumprir suas obrigações em relação ao conhecimento do cliente, disse o comunicado. 

Além disso, tornou “assim o grupo provável de ter contribuído para a lavagem habitual de somas de vários delitos, particularmente tráfico de drogas e fraude fiscal”. 

Além das alegações de lavagem de dinheiro, a Binance também foi acusada de violar leis francesas ao enviar comunicações promocionais para clientes residentes na França, usando influenciadores e campanhas em redes sociais antes de ser registrada oficialmente como provedora de serviços de ativos digitais, o que contraria a regulamentação do país. 

Resposta da Binance 

Em resposta às acusações, um porta-voz da Binance afirmou estar "profundamente decepcionado" pela decisão da JUNALCO de encaminhar a investigação ao judiciário francês.  

Embora a exchange normalmente não comente sobre procedimentos legais, a Binance nega totalmente as alegações e se compromete a "lutar vigorosamente contra quaisquer acusações feitas contra ela".  

A exchange destacou que suas ações de combate à lavagem de dinheiro (AML) e conformidade já foram reconhecidas por várias autoridades globais, incluindo o FinCEN (Departamento do Tesouro dos EUA), DOJ (Departamento de Justiça dos EUA) e OFAC (Departamento de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA), que elogiaram a Binance pela implementação de padrões rigorosos de AML e KYC.