Microsoft cancela expansão de data centers e mineradoras de Bitcoin sofrem perdas
A decisão da Microsoft de não expandir seus investimentos em data centers gerou quedas nas ações de mineradoras como Bitfarms, Riot e CleanSpark
27 MAR 2025 • POR Redação MyCryptoChannel • 13h27As ações de várias mineradoras de Bitcoin (BTC) sofreram quedas, com perdas de até 12%, após a Microsoft anunciar que cancelaria seus planos de expandir data centers de inteligência artificial (IA) nos Estados Unidos e na Europa.
A decisão de cancelar os investimentos foi motivada por preocupações com o excesso de oferta de capacidade computacional, de acordo com fontes da Bloomberg.
Ações das mineradoras
Empresas como Bitfarms, CleanSpark, Hut 8, e Riot, que operam no setor de mineração de criptomoedas, foram diretamente impactadas pela notícia. Nesta quinta-feira (27), elas recuavam 2,45%, 1,48%, 3,40%, e 0,13%, respectivamente.
Por outro lado, a Marathon Digital avançou 0,64%. Ao mesmo tempo, o Bitcoin recuava 0,29% a US$ 87 mil.
Desafios do setor
A redução das receitas de mineração de Bitcoin, após o halving de abril de 2024, que cortou a recompensa por bloco minerado, tem gerado dificuldades para as empresas do setor.
A crescente dificuldade de mineração e os preços mais baixos das criptomoedas intensificaram a pressão sobre as mineradoras, que já enfrentavam desafios financeiros.
Mark Palmer, analista da Benchmark, apontou que o mercado já antecipava cortes no investimento de data centers pela Microsoft. No entanto, ele acredita que a queda nas ações pode ser mais atribuída à estagnação no preço do Bitcoin do que a outros fatores, como o aumento da dificuldade de mineração.