ETFs

ETFs de Ethereum ganham opções na Nasdaq após aprovação da SEC

Comissão dos EUA aprova negociação de opções para ETFs de ETH da BlackRock, Bitwise e Grayscale

11 ABR 2025 • POR Redação MyCryptoChannel • 11h08
Foto: Reprodução (Kanchanara/ Unsplash)

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) autorizou a negociação de opções para três fundos negociados em bolsa (ETFs) atrelados ao Ethereum (ETH). De acordo com o comunicado oficial do regulador, haverá um limite de até 25 mil contratos por negociação, sendo o tamanho do contrato ajustado conforme a posição do fundo no mercado.

Após a notícia, o ETH registrou uma alta. Apesar da queda semanal de 12,82%, a segunda maior criptomoeda do mundo em termos de valorização avança 0,37% a US$ 1,56 mil. 

Novas opções de ETFs de EThereum

Entre os produtos autorizados, estão o iShares Ethereum Trust, da BlackRock, o ETF da Bitwise e o Ethereum Trust, da Grayscale. A negociação de opções desses fundos ocorrerá na Nasdaq, conforme previsto na proposta original submetida ao regulador.

Por meio desses instrumentos, é possível apostar na valorização ou queda de um ativo, com potencial de ganhos maiores – ou perdas, no caso de má gestão de risco.

As opções permitem comprar ou vender um ativo por um valor determinado em uma data futura. Isso proporciona maior flexibilidade para operar em cenários de alta volatilidade, típicos do mercado cripto.

Além disso, a negociação de opções tende a aumentar a liquidez dos ativos envolvidos, favorecendo a descoberta de preços e, potencialmente, contribuindo para a valorização do Ethereum no médio e longo prazo.

Expectativas de crescimento para ETFs de Ethereum com novas opções

O movimento acontece após a SEC ter aprovado, no ano passado, tanto os ETFs de Bitcoin quanto suas respectivas opções. Além disso, agora o órgão regulador tende a ser mais receptivo com as criptomoedas, já que nessa semana Paul Atkins foi confirmado como novo presidente da SEC. 

O novo gestor do regulador foi co-presidente da Token Alliance, grupo de defesa de criptomoedas, até o final de 2024.

“Atkins também fornecerá clareza regulatória para os ativos digitais, permitindo que a inovação americana prospere e garantindo nossa competitividade no cenário global”, declarou o senador Tim Scott, presidente do Comitê Bancário do Senado.