SEC adia decisão para junho sobre ETFs com staking e resgate em criptomoedas
Órgão regulador dos EUA diz precisar de mais tempo para avaliar mudanças nas regras dos fundos
15 ABR 2025 • POR Redação MyCryptoChannel • 10h55A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou decisões sobre fundos de negociados em bolsas de criptomoedas (ETFs) que envolvem staking e operações de criação e resgate em espécie. A nova previsão é que o órgão se posicione sobre os pedidos apenas em junho, de acordo com documentos oficiais divulgados nesta semana.
SEC adia decisões sobre ETFs de criptomoedas
A SEC justifica a medida com a necessidade de mais tempo para avaliar os impactos regulatórios dessas mudanças.
O adiamento se aplica a solicitações feitas por gestoras como Grayscale, VanEck e WisdomTree, que buscam introduzir novas funções em seus ETFs, como o bloqueio de ativos digitais para geração de rendimento (staking) e a negociação com os próprios criptoativos em vez de dinheiro fiduciário.
O que é staking em ETFs de Ethereum?
Um dos adiamentos é referente ao Grayscale Ethereum Trust ETF e o Grayscale Ethereum Mini Trust ETF. Em fevereiro, a NYSE Arca, bolsa que abriga os produtos, solicitou uma alteração nas regras que permitiria o depósito do Ethereum (ETH) nos fundos. O prazo inicial da SEC era 17 de abril, mas foi prorrogado para 1º de junho.
A proposta de staking, defendida em reuniões entre executivos da Jito, da Multicoin Capital e a SEC, permitirá que investidores recebam rendimentos com o bloqueio temporário de ativos.
A ideia é ampliar o potencial de retorno dos ETFs, o que poderia atrair mais investidores institucionais para o mercado de criptomoedas.
Mudanças nas operações de criação e resgate também estão em análise
Outro tema em discussão é a autorização para operações de criação e resgate em espécie nos fundos VanEck Bitcoin Trust e VanEck Ethereum Trust. Atualmente, essas operações são feitas apenas com moeda fiduciária. A proposta da Cboe BZX, apresentada em fevereiro, permitiria a realização dessas transações com as próprias criptomoedas.
A SEC também adiou sua decisão sobre essa mudança, inicialmente prevista para 19 de abril. O novo prazo estabelecido pelo órgão é 3 de junho. A medida também se estende ao Fundo Bitcoin WisdomTree, que aguarda autorização para usar o mesmo modelo operacional.
SEC pede mais tempo
Em nota oficial, a secretária assistente da SEC, Sherry R. Haywood, afirmou que o órgão considera “apropriado designar um período mais longo” para tomar decisões.
O objetivo é que tenha “tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões nela levantadas”.