VanEck anuncia ETF NODE com ações de 130 empresas ligadas ao setor de criptomoedas
ETF NODE incluirá ações, contratos futuros, swaps e ETFs de altcoins como parte de sua estratégia
17 ABR 2025 • POR Redação MyCryptoChannel • 12h15A gestora de investimentos VanEck quer lançar um novo fundo negociado em bolsa (ETF) focado em criptomoedas. Com o símbolo NODE, o produto deve ser lançado até maio de 2025 e oferecerá exposição ampla à criptoeconomia global. A proposta é permitir que investidores acessem o setor sem precisar adquirir criptomoedas diretamente.
O anúncio foi feito por Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, por meio da rede X, antigo Twitter, na última quarta-feira (16). “A economia global está migrando para uma base digital. A NODE oferece exposição ativa a ações de empresas reais que constroem esse futuro”, afirmou.
Novo ETF da VanEck
Segundo a VanEck, o ETF NODE será gerenciado ativamente e investirá entre 30 e 60 ações, selecionadas de um universo de mais de 130 empresas relacionadas ao setor. "Gerenciada ativamente, a NODE terá como objetivo deter de 30 a 60 ações de um universo de mais de 130 ligadas à economia de ativos digitais", explicou Sigel.
Corretoras de criptomoedas, mineradoras de Bitcoin (BTC), empresas de infraestrutura e data centers voltados para ativos digitais estão entre as empresas previstas.
Investimentos incluem futuros, swaps e ETFs vinculados
De acordo com o prospecto oficial, o NODE buscará aplicar ao menos 80% do seu patrimônio líquido em Empresas de Transformação Digital e Instrumentos de Ativos Digitais. Esses instrumentos incluem contratos futuros de commodities, swaps, opções, e outros ativos negociados em bolsa que estejam vinculados ao universo cripto.
VanEck amplia investimentos em ETFs de altcoins
Nos últimos meses, a VanEck tem liderado dentro do mercado de ETFs ligados a cripto. A gestora foi a primeira a registrar um ETF vinculado à Solana (SOL) e, neste mês, apresentou o primeiro prospecto para um fundo vinculado à BNB, token da Binance.
Além disso, o mercado aguarda a liberação de futuros ETFs que rastreiem outras altcoins populares como XRP, Litecoin e Ethereum (ETH).