Visa destaca comportamento do consumidor na América Latina em meio à digitalização dos pagamentos
Estudo da Visa "2023 Latin America and the Caribbean Consumer Usage and Attitude" revela que forma como as pessoas recebem fundos influencia escolha de como gastá-los
15 MAI 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 11h46A Visa (VISA34), líder mundial em pagamentos digitais, lançou o estudo 2023 Latin America and the Caribbean Consumer Usage and Attitude (Atitudes e Usos do Consumidor da América Latina e Caribe 2023), que explora como os consumidores movimentam fundos no contexto de migração digital que se acelerou na região nos anos pós-pandemia.
O estudo envolveu 14 mil consumidores de todos os níveis socioeconômicos em oito países da região (Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Costa Rica e República Dominicana) e destaca seu comportamento e suas preferências quando se trata de receber fundos, gastar, poupar e investir e ainda traz informações sobre como diferentes participantes do ecossistema de pagamento podem se adaptar e aproveitar essa realidade em evolução.
No que diz respeito à poupança, o estudo destaca que, embora o conceito seja amplamente difundido na região - por razões culturais e por conta da instabilidade econômica da maioria dos mercados - apenas 63% dos consumidores pesquisados fazem algum tipo de reserva e desses, apenas 33% o fazem regularmente.
Em termos de investimento, o cenário é semelhante -- apenas 36% dos pesquisados mantêm algum tipo de investimento. Curiosamente, o estudo sugere que tendências emergentes, como investimentos em criptomoedas, começam a ganhar força na América Latina e no Caribe, moldando e redefinindo as possibilidades de investimento na região.
O estudo descobriu que 23% dos consumidores que investem o fazem em criptomoedas, opção que não fica atrás de outras formas de investimento mais populares.