Tokens

Tokens BEP-20: confira as diferenças e particularidades desses ativos

Esse protocolo representa uma gama diversificada de criptoativos, que geralmente não contam com um próprio blockchain

8 ABR 2023 • POR Redação MyCryptoChannel • 10h00

Os tokens BEP-20 é um padrão que surgiu para ser utilizado em todos os contratos inteligentes na Binance Smart Chain (BSC). 

Esse protocolo representa uma gama diversificada de criptoativos, que geralmente não contam com um próprio blockchain. Além disso, essa modalidade é uma extensão dos tokens ERC-20.

Ou seja, o padrão BEP-20 oferece uma organização para que criadores de criptomoedas adicionem seus ativos na estrutura da BSC. Em consequência disso, a estrutura disponibiliza que esses tokens operem no sistema DeFi (finanças descentralizadas) e dApps (aplicativo descentralizado).

Como funciona?

Os recursos dos tokens BEP-20 são similares aos ERC-20. Além de ampliar a estrutura de programação de criptomoedas para otimizar a rede, essa modalidade também promove maior fornecimento de ativos, divisão e transferência.

Binance também facilita a operação entre os ativos BEP-20 e também conta com a validação da Binance Smart Chain para transferências. Os usuários que optarem por esses meios, podem ser compensados com BNB — token nativo da Binance — ou até moedas fiduciárias.

Os tokens BEP-20 costumam ser mais flexíveis em comparação a outros ativos vinculados em diversos blockchains. Em consequência do padrão ERC-20, esses ativos também podem ser atrelados a outras criptomoedas que podem ser utilizadas para a emissão de novas stablecoins.

Particularidades

Apesar das similaridades com os tokens ERC-20, o protocolo BEP-20 também conta com suas particularidades, como disponibilizar acesso para outros softwares e serviços. Em contrapartida, essa modalidade é inoperável ao Binance BEP-2.

Por serem sistemas da mesma empresa, os tokens BNB operam nas duas redes, que são os sistemas mais descentralizados da Binance.

Vale ressaltar que tanto quanto os tokens BEP-20 e ERC-20 não podem ser trocados em todos os lugares ou plataformas. Quem estiver cadastrado precisa de uma quantidade de ativos armazenados para possibilitar essas transações. 

Carteiras como Binance WalletMetaMask TrustWallet são algumas opções que permitem esse tipo de negociação. No entanto, sempre fique atento para converter esses ativos, já que nem todos os sistemas oferecem a interoperabilidade que os tokens BEP-20 oferecem.