DiFi

EUA alerta sobre criminosos que se aproveitam do sistema DiFi para transações ilegais

Segundo nota divulgada pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, ambiente decentralizado vem atraindo cibercriminosos norte-coreanos, disseminadores de ransomware, ladrões e golpistas

6 ABR 2023 • POR Ettory Jacob • 14h49
hacker ge8a043e06_1280 - Crédito: Pixabay

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos alertou nessa quinta-feira, 5, que cibercriminosos norte-coreanos, disseminadores de ransomware, ladrões e golpistas estão utilizando serviços financeiros descentralizados (DeFi) para transferir e lavar dinheiro. 


Em sua mais recente avaliação de risco de finanças sobre plataformas DeFi, o Tesouro americano constatou que criminosos estão explorando vulnerabilidades dos sistemas contra lavagem de dinheiro e combate ao financiamento de terrorismo no país e no exterior.
O levantamento concluiu que serviços DeFi que não cumprem regras contra lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo representam o risco ao mercado financeiro.


“Nossa avaliação conclui que atores ilícitos, incluindo criminosos, golpistas e cibercriminosos norte-coreanos, estão usando serviços DeFi no processo de lavagem de fundos ilegais”, disse o subsecretário de Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro dos EUA, Brian Nelson, em comunicado.


O subsecretário também acrescentou que o setor privado deve usar os resultados da avaliação para informar suas estratégias de mitigação de risco. Tomando medidas efetivas contra os criminosos que se utilizam serviços financeiros descentralizados.